Com pouco tempo de vida o Google+ já possuí 10 milhões de usuários segundo estimativas não oficiais e a perspectiva e que dobre esse número até o fim de semana. Tudo isso com o acesso a rede social ocorrendo de forma limitada, o acesso por enquanto esta restrito a quem consegue um convite. Com o aumento do número de usuários, também surgem as dúvidas, para algumas pessoas utilizar todos os recursos que a rede social disponibiliza se torna algo um pouco complicado. Mas não tema o Google+ não é um bicho de 7 cabeças , a rede é até mais intuitiva e fácil de explorar que o Facebook, ou até mesmo o Orkut. Vejamos algumas características:
Círculos ou Circles
E uma das principais inovações do Google+, é onde estão seus grupos de amigos. O Conceito é o seguinte, você pode dividir seus contatos em grupos de amigos, ou melhor em círculos sociais como acontece na vida real. E possível a criação de vários círculos, um para sua família, um para os amigos da empresa, outro para os amigos de faculdade, basta criar o círculo e arrastar o contato para dentro dele, também é possível colocar um contato em mais de um círculo, um exemplo seria colocar aquele seu primo nos círculo de amigos e também no círculo família. O interessante é que a divisão destes seus círculos só ficam disponíveis para você, seus amigos nunca saberão a que círculo pertencem a não ser que você diga a eles. Você não corre o risco de adicionar aquela pessoa que não é tão chegada a você no grupo colegas e ela achar ruim.
No Google+ uma característica que difere das outras redes sociais, é que se você adicionar uma pessoa nos seus círculos ela não tem obrigação de te adicionar aos círculos dela como acontece em outras redes sociais. Outra característica é que os círculos possibilitam uma melhor definição de qual conteúdo você vai compartilhar com quais pessoas. Você pode compartilhar aquelas fotos daquela festa de aniversário apenas com as pessoas que participaram da festa, basta criar um círculo com elas, também é possível compartilhar de forma individual mas de forma muito mais trabalhosa.
Stream
Se você já usa facebook ou twitter já esta familiarizado com essa ferramenta, o stream nada mais é que a área onde são mostradas as atualizações de seus amigos, fotos postadas, vídeos, notícias aparecem aqui. Como no facebook é possível "curtir" ou melhor da +1 a uma postagem de um amigo, também é possível compartilhar algo interessante que apareceu na sua stream, vocẽ também pode fazer um comentário sobre o assunto. Você pode selecionar quais atualizações aparecerão na sua stream, basta selecionar o círculo apropriado, quer saber o que seus amigos estão postando, basta selecionar o círculo de amigos e acompanhar as atualizações no stream. Quer acompanhar seus colegas de faculdade, selecione o círculo amigos de faculdade e pronto, você só verá as atualizações dos seus amigos de faculdade.
Sparks
Nada mais é que uma versão dos alertas do google, com os sparks você seleciona temas que são relevantes a você, quando você clica neles aparecem as últimas notícias relacionadas aquele assunto que também pode ser compartilhadas na sua stream. Pessoalmente acho que logo o Sparks será integrado com o Google Reader, você vai poder ler os feeds dos seus blogs preferidos e compartilha-los de maneira mais fácil.
Google Talk
Velho conhecido dos usuários do gmail e orkut, o google talk surgiu por volta de 2004 para bater de frente com o Live Messenger, no início era apenas um programa, logo o gtalk foi integrado a interface do gmail e depois ao Orkut. Já era de se esperar que ele fosse integrado também ao Google+. Mesmo simples o Gtalk é um ótimo mensageiro, permite que você converse com seus contatos através de texto, aúdio e vídeo. Diferente do bate-papo do facebook, o Gtalk integrado no Google+ permite que você fale com pessoas que ainda não fazem parte da rede social, basta a pessoa ter uma conta do gtalk ou utilizar o gmail, orkut ou qualquer mensageiro compatível com a rede. Não é nenhuma inovação mas continua a ser muito funcional.
Hangouts
Uma das principais novidades do google+, por que bater papo em texto, se você pode ouvir e ver a pessoa do outro lado. Essa é a promessa do Google+ com o hangouts, basta iniciar um hangout e as pessoas dos seus círculos verão uma especie de chamada na sua stream, se a pessoa quiser conversar basta entrar na sala, com esta ferramenta é possível fazer conferências de até 10 pessoas. As pessoas que participam do Hangouts e podem assistir e comentar videos no you tube e até editar documentos no google docs de forma colaborativa, não quer falar com todo mundo? E possível fazer uma conferência com círculos específicos e até com um amigo individualmente.
Fotos
Nada mais é que a integração do Picasa ao Google+, o Google já anunciou até a mudança de nome de Picasa para Google Photos, se você já era usuário do serviço deve ter notado que a quantidade de armazenamento utilizada por suas fotos diminuiu, é que a partir de agora só contarão para armazenamento fotos com resolução maiores que 2048 megapixels. O compartilhamento das fotos no Google+ é similar a do Picasa, se no picasa você podia deixar um álbum privado, compartilhado através de um link ou público, no Google+ o compartilhamento acontece da mesma maneira, a única diferença é que de além de deixar o álbum acessível para uma pessoa, é possível compartilhá-lo com círculos específicos.
A princípio estas são as principais funções do Google+, acredito que com o decorrer do tempo muitas outras funções serão incorporadas a rede social do google. Reader, docs e outras ferramentas devem fazer parte da interface da rede em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário