O conceito de computação em nuvem não é novo, na década de 60 surgiram as primeiras ideias de disponibilizar software e hardware através de uma rede global. Um dos mentores dessa ideia foi Joseph Carl Robnett Licklider responsável pelo desenvolvimento da ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), na sua visão, todos deveriam estar conectados entre si, possibilitando o acesso de programas e dados de um servidor, de qualquer lugar, essas ideias foram os embriões do que hoje conhecemos como internet.
A primeira empresa a botar o conceito de computação em nuvem em prática foi a Salesforce, que em 1999 começou a disponibilizar aplicativos voltados para empresas, que podiam ser utilizados através da internet, a Salesforce teve muito sucesso e despertou interesse de outras gigantes como a IBM, Microsoft, Google e a Amazon, que logo começaram o desenvolvimento de seus próprios aplicativos na nuvem. O termo Cloud Computing ou melhor, Computação em Nuvem, só surgiu por volta de 2007 quando Eric Schimidt um dos diretores do google demonstrava como funcionavam os data centers da empresa em uma apresentação.
Mas enfim o que é a computação em Nuvem?
A computação em nuvem nada mais é, que a utilização de recursos computacionais através da internet, o processamento é feito de forma descentralizada utilizando recursos ociosos de vários data-centers espalhados pelo mundo.
A utilização destes servidores pemite que você utilize qualquer tipo de aplicação por meio da internet, isto é, na nuvem podemos acessar nossas informações, nossos aplicativos e documentos, de qualquer dispositivo conectado a internet, como se estivéssemos em nossas casa, sentados na frente nosso computador pessoal, e tudo isso não importando o sistema operacional utilizado.
Mas como isso vai mudar minha vida?
A computação em nuvem vai mudar a maneira como gerenciamos nossas informações. Hoje temos um computador pessoal onde todas as nossas informações são armazenadas de forma centralizada,nosso pc caseiro é utilizado para guardar nossos documentos, fotos, músicas, assim como os aplicativos que mais utilizamos, geralmente também utilizamos um computador no trabalho, que contém aqueles documentos do trabalho, planilhas, projetos e também são armazenados de forma centralizada. Essa centralização torna o acesso a essas informações mais restrito, se você precisar de um arquivo que esta no computador de casa para usar no trabalho, vai ter que se deslocar até ela, gravar no pendrive ou em qualquer outro dispositivo de armazenamento externo e voltar para o trabalho, se der sorte algum familiar pode estar em casa e enviá-lo por email para você.
E aí que entra a Computação em Nuvem, com a popularização da banda larga e consequentemente da Internet, se tornou cada vez mais comum a necessidade de termos nossos dados disponíveis em qualquer lugar. Na computação em nuvem os dados e os aplicativos de um usuário não precisam necessariamente ficar armazenados em um computador caseiro ou um servidor próximo, podem ficar hospedados nas “nuvens”, isto é na Internet.
Outra vantagem da nuvem é que os aplicativos rodam diretamente da internet, isto permite acessar o mesmo aplicativo que você utiliza na sua casa para editar um texto, modificar imagens em qualquer outro computador com acesso a web, basta entrar em outro computador e o aplicativo e documentos que você estava editando estão lá, você pode continuar o trabalho de onde parou, todos estes documentos são salvos dentro da própria web, a vantagem é que não é preciso instalar nada na outra máquina,estes aplicativos rodam diretamente do navegador.
Esses aplicativos online, são desenvolvidos por terceiros que tem todas as tarefas de desenvolvimento do aplicativo sob sua responsabilidade, qualquer manutenção, atualização, armazenamento e segurança fica a cargo do desenvolvedor da aplicação, você não vai precisar se preocupar com atualizações, backups, manutenções e licenças.
Reprodução
Um grandes exemplo de aplicativo nas nuvens é o Google Docs, ferramenta do google em que o usuário pode editar textos, fazer planilhas, apresentações e armazenar arquivos tudo de forma online, sem a necessidade da utilização de aplicativos como o Broffice ou Microsoft Office. Outra característica, é que qualquer documentado editado dentro da interface do google docs pode ser acessado de qualquer computador ou dispostivo móvel, independente da plataforma utilizada, seja MacOs, Linux, Windows, Android, basta apenas, o usuário ter um navegador com acesso a internet.
Editor de textos do Google Docs
Editor de planilhas do Google Docs
Assim como o Google Docs , existem diversas aplicações na nuvem desenvolvidas para diversas áreas, a lista é grande basta procurar pela web e com certeza você encontrará uma aplicação na nuvem que irá atender as suas necessidades.
A Computação em Nuvem tem algumas características interessantes e que vão facilitar muito a sua vida.
- Você pode utilizar, na maioria das vezes suas aplicações e dados de forma online, independente da plataforma utilizada na máquina.
- Você não precisa se preocupar com a Estrutura. Hardware, Backups, Manutenção, Hospedagem, atualização e Segurança das informações ficam a cargo do fornecedor da aplicação na nuvem.
- A computação na nuvem traz facilidade na execução de projetos colaborativos, usuários em diferentes locais podem editar o mesmo documento ao mesmo tempo. Várias aplicações nas nuvens já são desenvolvidas visando essa possibilidade.
- Na nuvem existe alta disponibilidade das aplicações, isto é, a não interrupção dos serviços pelo fornecedor, já que se acontecer a queda de um dos servidores, outros que fazem parte da estrutura continuarão a oferecer o serviço.
- Você terá economia na utilização de aplicações - Muitos dos aplicativos utilizados na nuvem são gratuitos, existem algumas versões de aplicativos que são cobradas pelo tempo de uso ou dos recursos utilizados, isto é, não é necessário comprar uma licença, você paga pelo que usa, fugindo do modelo tradicional de software.
- Nem só de aplicações que rodam no navegador vive a nuvem, existe a possibilidade de instalar programas clientes no seu computador, evitando o uso de browser, mesmo assim grande parte ou todo processamento é feito nas nuvens.
Hoje mesmo sem você saber, a computação em nuvem já faz parte do seu dia dia, os Webmails e as Redes Sociais são um exemplo disso, você armazena informações (emails, fotos) na web que ficam disponíveis para você onde quer que você esteja. Você pode acessá-las de qualquer dispositivo, seja no seu notebook, seu celular, tablet ou o computador do trabalho. A tendência é que no futuro a maioria das nossas informações estejam armazenadas em grandes servidores na nuvem e o modelo computacional que existe hoje, baseado no armazenamento local das informações seja substituído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário