Como o windows, o ubuntu também tende a acumular um pouco de "lixo" conforme o usuário utiliza o sistema. Com o tempo é necessário fazer uma faxina em alguns arquivos que ficam perdidos pelo hd. Para isso temos várias ferramentas do próprio ubuntu que auxiliam nessa tarefa. Uma delas é o próprio apt-get, que além de gerenciar as instalações do sistema via terminal, permite que se faça uma limpeza em arquivos de instalação que não precisamos mais.
Em toda instalação de aplicativos no Linux, juntamente com o programa são instaladas uma gama de bibliotecas necessárias para o funcionamento do aplicativo, na maioria das vezes quando você desinstala um desses programas as bibliotecas também são removidas, mas as vezes fica alguma para trás.
Para remover estas bibliotecas que não são mais necessárias é simples, basta abrir o terminal e usar o comando autoremove.
$sudo apt-get autoremove
Outra caracteristica do linux e armazenar um cache com os pacotes baixado pelo apt-get, qualquer pacote deb utilizado para a instalação fica disponível na pasta /var/cache/, em termos de desempenho o cache não é um problema, só na questão de
armazenamento ,conforme são feitas as atualizações do sistema o cache do apt-get vai aumentando e ocupando mais espaço no Hd, se você têm uma conexão de banda larga boa o cache se torna até desnecessário e para fazer uma limpeza no cache do ubuntu basta utilizar o comando clean.
$sudo apt-get clean
Ao executar o clean só não serão removidos os arquivos lock da pasta /var/cache, os demais arquivos serão deletados. Mas se você quiser apagar apenas os pacotes de instalação que não estão mais disponíveis nos repositórios, basta utilizar o autoclean.
$sudo apt-get autoclean
O apt-get é uma das principais ferramentas para instalação, remoção e limpeza do sistema, mas se você não tem intimidade com o terminal do linux, existem outras ferramentas gráficas que podem te auxiliar nesta tarefa, mas isso é assunto para um próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário