sábado, 16 de julho de 2011

Evernote, leve suas notas aonde você for.

Quantas vezes você já se pegou navegando, e achou aquela página legal com aquela dica que estava procurando mas estava sem tempo de ler tudo? o que você fazia?Apelava para o ctrl+C e ctrl+V? Salvava toda página no formato html para visualizar depois? Ou colocava o link no meio da bagunça dos seus  favoritos e nunca mais encontrava?

Eu mesmo passei várias vezes por essa situação, as vezes encontrava um tutorial interessante pela web, sabia que ia precisar dele algum dia na minha vida e acabava salvando a página toda para um futura consulta, este procedimento não era nenhum pouco prático e no fim das contas eu acabava indo ao google novamente para pesquisar sobre o assunto.

Com o tempo surgiram soluções que facilitaram muito minha vida e de muitas pessoas. O primeiro deles foi o Google Notebook  que surgiu por volta de 2005. Através de uma extensão para firefox, o google notebook permitia a criação de vários blocos de notas, você podia selecionar partes de um site e fazer a captura para uma nota específica, o recurso era ótimo, você podia centralizar o conteúdo obtido pela web, mas alegria de pobre dura pouco e  com o tempo o Google abandonou o desenvolvimento da extensão para firefox que permitia a captura de conteúdo na web ,tornando o google notebook inútil para mim.

Na procura por um substituto surgiram vários serviços que prometiam fazer a mesma coisa, springpad, clipmarks, mas nenhum tão funcional quanto o google notebook era, depois de muita procura eu acabei encontrando o Evernote.

   

O Evernote faz tudo aquilo que o google notebook fazia e até mais, a grande diferença é a possibilidade de sincronizar suas notas com qualquer dispositivo com acesso a web, com ele é possível fazer uma anotação ou capturar conteúdo da web com seu celular e sincronizá-la com seu pc, notebook ou tablet, basta criar uma conta no serviço.




Mas não pense que o Evernote se resume apenas a captura de conteúdo na web ou fazer anotações, ele também serve para tirar aquela foto e guardar junto das suas notas, e até mesmo compartilhar essas notas com seus amigos tanto dentro do próprio evernote quanto com usuários do facebook. O serviço  é muito bom para a execução de projetos colaborativos, cada participante do projeto pode criar uma conta e compartilhar suas ideias com outros participantes  através do Evernote.  Eu mesmo utilizo para capturar conteúdo e fazer anotações sobre o meu Projeto Integrado Multidisciplinar da faculdade. O Funcionamento é muito intuitivo, basta criar blocos de notas sobre o assunto que quiser e fazer a anotação desejada, se quiser capturar um texto ou imagens da web pode-se apelar para o velho ctrl+C, ctrl+V ou instalar extensões para seu navegador preferido. Particularmente aconselho a instalação das extensões disponíveis para Firefox e Chrome, pois elas facilitam e muito tanto na captura de conteúdo, quanto na edição de notas . Além de criar blocos de notas por temas, e possível arrastar uma nota de um bloco para o outro sem muita dificuldade.


O Evernote também possuí uma versão paga, que possibilita a inclusão de notas que utilizem  até 50mega de armazenamento, transferência de 1 Gb por mês para fazer upload para os servidores do Evernote, possibiilidade de trabalhar com suas notas de forma offline em dispositivo móveis, entre outras funções. Na minha opinião a versão simples do serviço já é mais que suficiente e atende bem as expectativas do usuário. O Evernote é multiplataforma, você pode utilizá-lo no windows, linux,Mac, Iphone, Android ou até mesmo através de extensões para firefox, chrome, opera e safari.


Você pode instalar a versão apropriada para você e as extensões do Evernote visitando a página do programa, as versões para android e iphone também podem ser encontradas no android market e apple store respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja Mais