Se você é um daqueles que usa seu smartphone sem a menor preocupação, saiba que a tecnologia que você usa pode ser usada para acompanhar seu passos. De repente você tem sua casa assaltada e mal suspeita que o ladrão mapeou tudo que você tem em casa através da câmera do seu smartphone. Como ele fez isso? Através de um aplicativo para android chamado
Place Raider, o que ele faz? Simplesmente faz um
mapeamento completo da sua casa e cria uma mapa 3D dela sem que você suspeite de nada.
Inicialmente desenvolvido para uso militar,este malware foi criado por Robert Templeman no centro de guerra naval de superfície em Indiana (Eua), e tem a capacidade de se apossar da sua câmera do smartphone e tirar várias fotos de onde quer que você esteja, inclusive sua casa, sem você perceber nada. Ele grava horários, orientação do smartphone e o localização exata de cada imagem. Com estas informações o programa é capaz de montar um mapa em 3D bem confiável dos lugares que você mais frequenta. Os arquivos ficam disponíveis para qualquer um que tenha alguma má intenção, e através das imagens possam coletar informações sobre sua vida pessoal ou até mesmo algo de valor que você possua em sua casa.
|
Imagem:technologyreview.com |
Você deve estar se perguntando, e como meu smartphone ficaria infectado por esse malware? Da forma mais simples possível, o aplicativo pode vir embutido junto com aquele joguinho nada confiável que você achou bacana e não prestou atenção na hora que instalou, que ele pedia permissão de acesso a sua câmera o tempo todo.Para evitar problemas como este, basta seguir algumas regras básicas de segurança, como não instalar softwares de fontes desconhecidas e ter um bom antívirus também no seu smartphone.
Fontes:
Gizmodo e
Technologyreview
Nenhum comentário:
Postar um comentário