Não ter que enfrentar o trânsito, fazer seu próprio horário, ficar mais próximo a família e ainda ter tempo para a vida pessoal é o sonho de qualquer profissional. Em um mundo onde a mobilidade aumenta cada vez mais, algumas grandes empresas vem rompendo velhos padrões e adotando o home office como nova metodologia de trabalho.
Home office no Brasil
O home office ainda não é realidade no Brasil, o trabalho remoto ainda esbarra nas nossas relações trabalhistas ainda seguem fatores culturais , onde o empregado só é trabalhador, se estiver fisicamente
em seu posto de trabalho, sejam eles situados em uma fábrica ou escritório.
Mesmo com os fatores culturais ainda existem empresas brasileiras que vem adotando essa nova tendência como metodologia de trabalho, como demonstra a pesquisa da consultoria de recrutamento Robert Half, feita com 1.876 diretores de recursos humanos em16 países, que aponta que o Brasil é o terceiro no crescimento de trabalho remoto, o Brasil só fica atrás de China e Cingapura.
Ao redor do globo, empresas vem descobrindo as vantagens do home office, e cada vez, esta prática se torna mais comum. Entre os benefícios , estão os gastos menores com infraestrutura (Aluguel e construção de instalações, gastos com energia elétrica, alimentação, etc), aumento de produtividade dos funcionários(funcionários tendem a se empenhar mais, trabalhando da maneira que achem mais adequada) e colaboração com o meio ambiente (menos carros nas ruas já que os funcionários não precisam se deslocar até um escritório central).
Segundo pesquisa Telework Research Network , 86% das pessoas sonham um dia poder trabalhar em casa, e, dentre as corporações citadas na revista Fortune 500, 66% acreditam que terão escritórios virtuais nos próximos cinco anos. A realidade mundial hoje é diferente, os números são bem mais modestos, cerca de 33% por cento das grandes empresas permitem algum tipo de trabalho remoto e 10% dos americanos fazem alguma tarefa do tipo pelo menos uma vez por semana.
Caso de Sucesso da HP
Contrariando os números a HP é uma das primeiras empresas a aplicar o conceito do home office na prática, já na década de 60 quando ainda não existia internet e os computadores pessoais, a empresa já tinha funcionários que trabalhavam em casa, hoje são cerca de 350000 colaboradores, que tem a possibilidade de trabalhar remotamente, estejam eles em casa ou em qualquer dos 170 escritórios da empresa espalhado pelo mundo (inclusive no Brasil). O metódo parece funcionar muito bem afinal a empresa é uma das líderes do mercado e é apontada como a 11ª marca valiosa do mundo.
Hp Auckland- Nova Zelândia - Reprodução |
Com um cenário onde a mobilidade aumenta cada vez mais e o uso da computação em nuvem, certamente em um futuro não muito distante o home office será prática comum até em microempresas, reuniões poderão ser feitas através da web e tarefas poderão ser realizadas de maneira colaborativa, trazendo mais agilidade e produtividade nos processos realizados pelas empresas.
Fonte: Canaltech
Nenhum comentário:
Postar um comentário