quarta-feira, 31 de outubro de 2012

À partir de amanhã, usuário pode cobrar velocidade contratada de internet.

Uma boa notícia para nós usuários, a partir desta quinta feira, entram em vigor as novas regras de qualidade de internet fixa no Brasil, regras estas, estabelecidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). À partir desta quinta feira, nós usuários, poderemos exigir das operadoras a entrega de  pelo menos 20% da velocidade contratada no plano, ao contrário dos 10% que nos entregam hoje. Essa velocidade deve ser atingida em pelo menos 95% da medições realizadas.
O valor de 20% vale para o primeiro ano e vai crescendo gradualmente, já nos próximos doze meses as operadoras deverão  trabalhar para oferecer no mínimo 30% da velocidade contratada,sucessivamente 40% até atingir 80%.

As operadoras também terão uma meta mensal da velocidade média oferecida,
a média de todas as medições realizadas deverão atingir 60% nestes primeiros doze meses, 70% a partir de novembro de 2013 e depois atingir a meta de 80%.


As operadoras tiveram um ano para se readequar a estas novas regras, as empresas que não cumprirem as regras estabelecidas no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia poderão sofrer sanções e multas.

Na teoria, isso significa que você deixará de comprar gato por lebre, e não precisará ouvir mais aquele(a) atendendente te enrolando,  dizendo que 8bits correspondem  a 1byte e que seu plano de internet é de 10 megabits e por isso  você esta navegando com aquela velocidade "super rápida" de 10kbps por segundo. Esperamos que a lei seja realmente cumprida e de fato, nós usuários recebamos pelo que realmente estamos pagando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja Mais