Recentemente tive um problema em um Hd, abri a pasta com minhas imagens e todas haviam sumido, a preocupação foi enorme, afinal ali estavam todas as fotos de família, viagens, shows. Eu tinha até um backup no picasaweb, mas a resolução não era a original, fiquei me perguntando o que fazer para recuperar minhas imagens, foi aí que me lembrei do testdisk e seu photorec. Com o uso do testdisk consegui recuperar quase todas as imagens, o problema é que as fotos vieram todas misturadas em várias pastas, e além de imagens foram recuperados vários arquivos com outras extensões, enfim uma zona. Recuperados os arquivos e mais aliviado, veio a segunda parte, arrumar a bagunça, como havia pensado em organizá-las aos poucos decidi colocar todas as imagens em um diretório só através do comando find, uma grande besteira, pois a pasta criada ficou com cerca de 200.000 arquivos jpg, e abrir a pasta e trabalhar com ela em qualquer aplicativo se tornou algo impraticável. Pensei, comigo, "e agora o que fazer?", pesquisando na internet descobri um comando que resolveu o meu problema, o dirsplit.
O dirsplit é um comando simples do linux, simples mas muito útil, com ele você é
capaz de criar pastas com um tamanho específico. Excelente para você que precisa gravar aqueles arquivos em uma pendrive, cd, dvd, mas os arquivos são maiores que a capacidade destas mídias. No dirsplit basta definir o tamanho da pasta e ele vai criar a quantidade necessária de pastas com aquele tamanho.
O comando dirsplit,é mais ou menos assim:
dirsplit -m -s "Tamanho das pastas a serem geradas" "pasta a ser divida" -p "local onde vão ser criadas as pastas menores"/"prefixo_"
Por exemplo, se eu quero dividir uma pasta cheia de arquivos de video com 50gb, para pastas menores de 4GB cada afim de gravar em um dvd eu poderia usar o comando dessa maneira:
dirsplit -m -s 4G /videos/filmes -p /videos/div_
Onde -m é o parâmetro mover os arquivos para as novas pastas, -s determina o tamanho máximo de cada pasta, neste caso 4Gb, /videos/filmes é a pasta que você quer dividir, p é o parâmetro que diz para criar as pastas com o prefixo div_ em /videos. A gama de possibilidades é imensa e é possível utilizar filtros para mover somente um determinado tipo de arquivo. Para saber mais sobre os parâmetros do dirsplit, basta acessar o man do dirsplit no terminal ou até mesmo utilizar dirsplit --help.
Precisa dividir suas pastas? então basta entrar no terminal do linux com um ctrl+alt+t, utilizar o comando acima e ser feliz.
O dirsplit é parte do pacote genisoimage, caso não o tenha em seu sistema basta instalá-lo com o comando:
sudo apt-get install genisoimage
Com o dirsplit consegui separar aquela pasta de 200000 imagens em outras pastas menores de 6Gb cada, agora só me resta ter paciência para organizar todas as imagens em seus devidos lugares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário