Seguindo o calendário de desenvolvimento do Ubuntu 11.10, na última quinta feira foi liberada a versão Beta 2 do Ubuntu 11.10 codinome Oneiric Ocelot, esta é a última versão de testes, depois só teremos a versão RC(Release Candidate) e o lançamento oficial do sistema no próximo dia 13 de outubro.
Eu iria ficar aguardando até a versão RC para dar uma olhada nesta nova versão, mas a curiosidade falou mais alto e decidi criar uma máquina virtual com o Beta 2 do sistema. Para a virtualização do Ubuntu, utilizei o Virtual Box OSE 4.04 instalado no ubuntu 11.04. O hardware utilizado para o teste, foi um notebook HP com processador Amd Athlon II Dual Core P340(Vision), 2 Gb de Ram e hd de 320Gb, as configurações da máquina virtual foram as seguintes:
Disco Virtual de 8Gb
Memória Ram 1Gb
Memória de Vídeo Compartilhada de 128Mb.
Vejam quais foram as principais mudanças em relação a versão 11.04, e as minhas primeiras impressões a respeito.
1 - LightDM
O LightDm já havia sido anunciado há algum tempo, e me surpreendeu muito. Além de trazer mais velocidade ao boot do sistema, o lightdm com seu tema em high contrast deixou a tela de login muito mais agradável.
2- Botão do dash do unity realocado e mudanças no painel de execução de aplicativos
Ao contrário do ubuntu 11.04, nesta nova versão o botão do dash agora se situa na barra lateral do Unity, sumiram os botões aplicativos, locais e sistema que se situavam na barra superior da versão anterior. Dentro da janela de execução de aplicativos, foi incluído um painel na parte inferior com 4 botões, são eles home, aplicativos mais utilizados, documentos recentes e arquivos de música.
Mudanças também nos botões já presentes na versão anterior, aplicativos de mídia e aplicativos de internet, agora quando você clica em qualquer um destes botões, abre-se um outro painel com um submenu de categorias. Para quem esta familiarizado com o menu clássico do Gnome dividido em categorias, essa mudança é bem vinda, pois torna mais fácil a visualização dos aplicativos que estão instalados em seu sistema.
3- Sai evolution entra Thunderbird.
O evolution finalmente dá lugar ao Thunderbird, a versão escolhida é a 7.0 que por sinal esta muito bonita e bem integrada ao tema do Unity, já o navegador continua o mesmo, nada de google chrome ainda. Uma versão Beta do Firefox 7 é o navegador padrão do Oneiric. Segundo alguns relatos que ouvi a versão 7 do firefox ainda apresenta alguns bugs que devem ser corrigidos até a versão final de lançamento.
4- Nova Central de programas
A central de programas ficou muito mais elegante e mais integrada ao tema do Unity, na página inicial aparecem as novidades e sugestões de aplicativos. No menu da esquerda é possível escolher os aplicativos por categorias. Uma funcionalidade prometida para a versão final, é a possibilidade de sincronização de configuração dos seus aplicativos em instalações do ubuntu em outros computadores, por enquanto, essa função ainda não funciona na versão Beta 2.
5 - Maior integração com o Google
Nas versões anteriores o ubuntu já estava bem integrado com as interwebs, o gwibber continua lá para suas tweetadas e para verificar seu feed do facebook, você pode bater papo com seus amigos do msn pelo já conhecido empathy, mas o que me chamou a atenção é que agora é possível fazer a integração da sua área de trabalho com uma conta do google, agenda, email, contatos e docs, esta tudo lá. Uma observação, não testei muito essa novidade, não cheguei a ver nenhuma notificação de um email recebido na área de trabalho, ou a sincronização de algum arquivo do google docs com minha pasta pessoal, mas acredito que deva funcionar dessa maneira.
6 - Nautilus e alteração da aparência do Desktop.
Novidades mesno só na janela para mudança de papel de parede e temas da área de trabalho que sofreu uma reformulação, agora temas e papéis de parede podem ser mudados na mesma aba, dando agilidade ao sistema, só não vi uma opção para mudança das fontes do sistema.
7- Banshee, Shotwell e Broffice e Unity baseado no Gnome3
Não, não houve nenhuma grande mudança em relação a esses aplicativos, desses apenas suas versões foram atualizadas, agora estão disponíveis o Banshee 2.2 , o gerenciador de fotos Shotwell 0.11.01 e o Broffice (Libreoffice) 3.4.3. A grande novidade é que essa versão do Ubuntu, o Unity é baseado no Gnome 3 que ainda não tem uma versão estável. Não entendi por que basearam esta nova versão do Unity em uma versão instável do Gnome, essa é uma pergunta que fica no ar para os desenvolvedores da Canonical responderem. Outro destaque, mas que todo mundo já deve estar sabendo é que a agora o Ubuntu One disponibiliza 5gb para você sincronizar seus arquivos na nuvem.
8- Suporte a multi-arquitetura.
Um dos grandes problemas anteriores era a dificuldade quando você utilizava a versão 64bit da distro, certos aplicativos e plugins não possuiam versões nativas 64bit, o usuário tinha que apelar para certas artimanhas para fazer o aplicativo funcionar dentro do sistema. Nessa versão multi-arquitetura é possível instalar pacotes feitos para arquiteturas 32bit, mesmo que você esteja utilizando a versão 64bit da distro.
Não tive tempo de testar o sistema a fundo, então não consegui detectar nenhum bug nessa versão de desenvolvimento, mas pelo pouco tempo que utilizei, minhas primeiras impressões foram muito boas, gostei da troca do cliente do email, pois já utilizo o thunderbird há muito tempo, a troca do Gdm pelo Lightdm também foi muito bem vinda, além de ser muito atrativa trouxe velocidade ao boot, visualmente esta nova versão do Ubuntu não deixa nada a desejar para o OsX ou até para o Windows 7, nem comparemos com o visual metro do windows 8.
Para quem como eu, não aguenta esperar a versão final do Ubuntu 11.10, basta baixar a versão apropriada para sua máquina na página de releases do Oneiric Lancel... Ocelot, lembrando que não recomendo a instalação dessa versão beta em um ambiente de produção, mas você é inteligente é já deve estar cansado de ouvir isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário