Com o passar do tempo os desenvolvedores do ubuntu tentam facilitar a vida do usuário comum e algumas coisas deixam de funcionar como já citei em em posts anteriores. Uma delas é o suporte aos drivers de certas placas wifi como a Broadcom 4311, esta placa sempre foi problemática no linux. Até a versão 7.04 era necessário recompilar o kernel ou usar o ndiswrapper com o driver nativo do windows
para fazer com que a placa funcionasse no ubuntu, lembro-me de ter muito trabalho para ter o wifi funcionando no meu primeiro notebook, um asus x50r comprado na época em que ainda vivia na Espanha. Durante muito tempo apelei para um adaptador wifi usb para que pudesse captar o sinal de alguma rede wifi do vizinho que estivesse aberta. Minha surpresa é que, quando instalei a versão 7.10 o driver foi reconhecido automaticamente e meu wifi estava funcionando perfeitamente. De lá para cá foram várias versões do ubuntu e tudo funcionava bem até que na versão 11.04 o driver da broadcom começou a reapresentar os mesmos problemas. Com as atualizações do kernel do linux o driver nativo instalado pelo ubuntu já não funciona mais automaticamente, mas não se preocupe, a solução não é mais aquele bicho de sete cabeças. Então mãos a obra e vamos ver o que fazer para solucionar este "problemão".
Primeiro, se você instalou o driver que vem por padrão no ubuntu, entre no terminal com um ctrl+shift+t e desinstale-o utilizando o comando abaixo:
sudo apt-get purge bcmwl-kernel-source
Isto irá desinstalar o driver da placa que carrega junto com o kernel do linux, feito isto vamos instalar o firmware que instalará automaticamente um driver que funcione com a broadcom 4311, basta usar o comando.
sudo apt-get install firmware-b43-installer
Terminada a instalação basta reiniciar a máquina e o kernel carregará o novo driver no boot. Após o carregamento, basta escolher a rede wifi e correr pro abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário